Plano de Trabalho

O projeto estrutura-se em 5 fases, nomeadamente: Gestão, Revisão da literatura, Recolha de dados, Workshops intergeracionais e Disseminação. Tanto a fase de Gestão como a fase de Disseminação são fases transversais ao projeto.
  • Gestão

    Na Gestão, são contempladas a coordenação e delegação das atividades a serem realizadas, reuniões bimestrais, evolução do projeto e produção de relatório de acompanhamento.

  • Revisão de literatura

    A Revisão da literatura visa balizar teoricamente a investigação assim como contextualizá-la, mapeando os últimos 10 anos de investigação e políticas públicas em torno das temáticas que permeiam a investigação, esta fase inclui a submissão de um artigo científico.

  • Recolha de dados

    A Recolha de dados se desenvolverá por meio de entrevista bibliográficas de professores e estudantes em diferentes fases da carreira, na busca por compreender as suas percepções das experiências (profissionais e académicas) e relações intergeracionais, a fase também inclui a transcrição e análise das entrevistas, assim como a submissão de mais um artigo.

  • Workshops Intergeracionais

    A fase de Workshops intergeracionais visa por meio da investigação-ação, incluir todos os entrevistados da fase anterior, e objetiva oportunizar interações e trocas valiosas entre professores de diferentes gerações e fases da carreira; por meio da troca dialógica entre pares, busca-se a reflexão e a partilha em torno da prática e da experiência, convidando-os a autoavaliação, autocrítica e prática reflexiva, apoiando-se mutuamente no crescimento e no desenvolvimento contínuo. Ainda no âmbito dos workshops, os participantes serão convidados a desenvolver um portefólio digital. Tanto os primeiros workshops como o portefólio serão fundamentais para a produção de um focus group no final desta fase. A fase de Workshops também inclui a submissão de um artigo científico e a produção de um e-book com a coautoria entre investigadores e participantes do projeto.

  • Disseminação

    Ao longo das fases anteriores evidencia-se o compromisso com a fase de Disseminação do projeto, que inclui a contínua divulgação dos resultados da investigação, incluindo também a produção de um site, participações e apresentações em eventos, submissão e publicação de três artigos científicos e de um e-book. O projeto também organizará um seminário final, com a participação da consultora Linda Evans. O projeto possibilita importantes respostas para o cenário atual da profissão docente em Portugal, principalmente no que tange ao envelhecimento profissional, os desafios na atração e permanência de novos docentes. O projeto reconhece o valor da diversidade geracional entre professores de diversas fases de carreira e de vida, desse modo busca evitar a perda do conhecimento adquirido pela atual geração de profissionais veteranos, e por isso, visa contribuir para uma profissão docente mais dinâmica, reflexiva, atrativa e intergeracional.